Monday, October 27, 2014

PLA 9 - Produção Textual: Relatório Itaipu

RELATÓRIO DE VISITA “USINA DE ITAIPU”
Nome: Francisco Morandi Zerpa
Bloco: PLA 9 BL. 6
Título: A Usina que dá Luz ao Brasil
Dia 17 de setembro de 2014
Hora de partida - 8h40
Hora de chegada na Usina - 9h15
Hora de retorno ao hotel - 17h30
Professor acompanhante: Wayne Shackelford
Na semana passada, a nossa turma viajou para Foz do Iguaçu. No tempo que passamos lá, nós tivemos a oportunidade de ir para a Usina de Itaipu, uma das 7 Maravilhas da engenharia moderna do mundo.        
Nós saímos às 8h40 da manhã do hotel e chegamos mais ou menos às 9h15 na portaria, pegamos um lanche e assistimos a um vídeo educacional. Logo em seguida, nós embarcamos no ônibus da Itaipu Binacional e fomos rumo a Barragem Homem de Ferro, uma parte localizada na frente da usina chamada assim por causa das Olimpíadas. Nessa barragem, nós tínhamos uma vista panorâmica muito bela do vertedouro, isto é, a parte onde fica a água que sobra. Depois, nós fomos para a ponte na parede de pedras e vimos muitas casinhas e árvores espaçadas por toda a região.
Um pouco depois, nós finalmente entramos nas instalações da usina e foi um momento muito especial, a imensidão da usina faz o visitante se sentir tão pequeno e foi um experiência inesquecível. Depois de chegar na entrada da usina, nós visitamos vários andares incluindo o andar histórico que tem as fotos de cada ano da construção. Finalmente, nós chegamos no último andar, o andar da turbina principal, a peça que gera todo o poder da hidroelétrica. Eu acho que esse foi o mais interessante porque foi legal ver e ouvir a peça que é responsável pela geração de 17% da energia do Brasil.
Logo depois, nós embarcamos no ônibus e voltamos para a portaria da usina. Em seguida, nós finalmente fomos rumo ao museu.
O museu era muito legal, simples e explicava todas as funções que a usina tinha com uma maquete gigante de toda a região, incluindo a hidroelétrica e as cataratas. Nós vimos vários objetos históricos e um modelo muito bem feito da própria usina. Logo em seguida, para finalizar a nossa excursão, nós visitamos a exposição do fotógrafo Sebastião Salgado,  que apresentava fotografias relacionadas ao trabalho no mundo todo. Pessoalmente, eu adorei o museu e achei todas as exposições muito interessantes e eu me senti bem privilegiado de poder estar lá. Finalmente, nós fomos para a tripla fronteira, onde nós pudemos ver os três países Argentina, Paraguai e Brasil. Eu comprei umas moedas de cada país de lembrança e, depois disso, nós embarcamos de novo para o hotel.  
Eu achei a nossa viagem para a Usina Itaipu uma maravilha e uma experiência inesquecível. Eu gostaria de voltar algum dia no futuro para ver todas a modificações feitas na nova faculdade UNILA que proporcionaría a integração latino-americana. Então, para finalizar, foi um privilégio muito grande poder visitar a usina e ver a imensidão das peças que dão luz ao Brasil.

Francisco Morandi Zerpa - 9 Ano


No comments:

Post a Comment